Criar um Site Grátis Fantástico
Lisa, o mundo do Elvis de luto
Lisa, o mundo do Elvis de luto

LISA, O MUNDO DE ELVIS EM LUTO

Saiba quem era Lisa Marie Presley, filha de Elvis morta aos 54 anos |  Metrópoles

Último dia 12 de janeiro, os fãs de Elvis foram surpreendidos com uma notícia inesperada e devastadora, a morte de Lisa Marie Presley que contava com apenas 54 anos de idade. Foi uma perda catastrófica para os fãs, talvez a maior desde quando Elvis nos deixou, fazendo-nos reviver o traumático 16 de agosto de 1977. Lisa partiu de maneira semelhante ao pai.

Foi encontrada em sua casa na cidade de Calabasas, estado da Califórnia. Estava inconsciente e quase no fim. Porém, diferentemente de Elvis, ela ainda foi reanimada, mas não resistiu, sendo decretada sua morte cerebral horas depois. O motivo foi o mesmo, uma parada cardíaca, cujos pormenores ainda não são conhecidos. A partida pré-matura de Lisa levou a única parte física de Elvis que ainda sobrevivia entre nós.

Mais que isto, levou a legítima representante de Elvis, sangue do seu sangue real, alguém que o amou intensamente, e que também foi intensamente amada por ele. A ligação entre Lisa e Elvis era forte.

Apesar da pouca idade que tinha quando Elvis faleceu, apenas nove anos, a morte do pai marcaria Lisa profundamente para o resto da vida, uma vida de altos e baixos com algumas perdas e desacertos. Em entrevista, Lisa declarou que, durante o funeral de Elvis, permaneceu todo tempo próxima a ele. Ela foi uma das testemunhas que viu Elvis caído no banheiro já sem vida, e foi uma das últimas pessoas a vê-lo ainda vivo, pois se encontrava em Graceland quando Elvis faleceu. Foi Lisa quem telefonou para Linda Thompson, ex-namorada de Elvis e sua amiga, dizendo: “meu papai morreu, ele está sufocando no tapete”. Depois de resistir a acreditar, Linda Thompson atirou o telefone contra a parede ao perceber que era verdade.

A importância maior de Lisa não está na sua breve trajetória como cantora. Lisa gravou muito pouco, embora com competência, mas não logrou grande projeção, tampouco teve continuidade em sua carreira. A sua relevância artística não é sequer a sombra daquilo que Elvis representou. Porém, o seu maior significado para os fãs está no fato da mesma ser a legítima representante de Elvis e herdeira do seu legado. Ultimamente, Lisa vinha sendo figura participativa e atuante nos eventos ligados a Elvis. Neste mesmo ano, quatro dias antes da sua morte, ela recebeu os fãs em Graceland para a celebração do aniversário de Elvis. No dia 10 de janeiro, Lisa também apareceu publicamente para premiação de Austin Butler, que foi laureado com o globo de ouro pela sua brilhante atuação no filme “Elvis” de Baz Luhrmann. A partida de Lisa deixará um vazio insubstituível. Os netos de Elvis, além de não terem convivido com o avô, não demonstram protagonismo ou grande interesse em promovê-lo.

A neta de maior expressão que é atriz profissional, Riley Keough, parece perseguir o próprio estrelato e projeção, e não aparenta vocação para assumir o papel de Priscilla ou mesmo de Lisa. Outro neto de Elvis, Benjamin Keough, era admirador do avô e tinha potencial para assumir algum protagonismo. Mas, tragicamente, o rapaz suicidou-se aos 27 anos de idade em 2020, fato que pode ter agravado os problemas emocionais de Lisa. Talvez, tenha até sido fator contribuinte para sua doença do coração. Os fãs acreditavam que, com o tempo, Lisa poderia assumir gradualmente o papel de Priscilla, senhora que já se aproxima dos seus 80 anos.

Desde a morte de Elvis, a presença regular da família em Graceland sempre foi significativa e recorrente. Graceland não é simplesmente um ponto turístico, um luxuoso mausoléu ou museu de Elvis. Se assim fosse, seria um corpo sem alma. Ao contrário, Graceland pulsa vida, não só pelo comparecimento massivo dos fãs, mas também pela presença da família que lá se reúne ocasionalmente em datas festivas. A maneira como Graceland foi conservada, tal como Elvis a deixou, com móveis e decoração impecáveis, além de pratos postos à mesa, dá-nos a impressão de que Elvis e a família Presley ainda vivem lá o seu cotidiano.

Em entrevista concedida a Larry King em 2005, Lisa explicou que a Elvis Presley Entreprise (EPE) detém 85% dos direitos sobre a obra de Elvis, o que inclui imagem, músicas, filmes, etc. Mas, ela ainda possui 15% do total. Lisa também disse que a EPE é uma empresa de capital aberto, na qual Priscilla faz parte do conselho administrativo.

Entretanto, a situação de Graceland é diferente, pois Lisa declarou ser detentora única de toda propriedade e de seus 13 hectares, além dos pertences de Elvis que lá se encontram. É certo que a partida de Lisa não deverá comprometer a popularidade de Elvis. Ele não deixará de vender álbuns ou diminuir suas audições e visualizações nas plataformas digitais porque Lisa morreu. Porém, haverá algum prejuízo na representatividade de Elvis, em maior ou menor grau, principalmente após o afastamento de Priscilla. Até agora, não sabemos o impacto deste duríssimo golpe sobre o estado emocional de Priscilla, tampouco se a mesma estará motivada a promover Elvis daqui para frente. É possível que ela se afaste durante um longo período de luto, mas também é possível que abandone as aparições púbicas, permanecendo apenas por detrás das decisões.

Para os fãs, a maior preocupação diz respeito à administração de Graceland e quais os planos da família para a propriedade. Graceland ainda é a principal referência física da obra e da memória de Elvis. Afora todos os objetos pessoais, prêmios, documentos, discos de ouro e platina, vestuário e mobiliário, lá ainda queima a “eterna chama” que é repassada para os fãs durante as datas comemorativas. Graceland está para os fãs de Elvis assim como o Castelo de Buckingham está para os britânicos, a Casa Branca está para os americanos e a Capela Sistina está para os italianos.

Entretanto, o fato da família decidir sepultar Lisa em Graceland demonstra que, pelo menos a curto e médio prazo, não há intenção de vender a propriedade ou leiloar os seus bens, pelo menos enquanto a mesma produzir lucro. Ironia do destino que, pouco tempo atrás, Lisa estava do lado de cá, fazendo as homenagens a Elvis. Agora, passou para o lado de lá, figurando entre aqueles que serão homenageados. Ela estará com o pai, filho, avô e avó, e sua lápide será também revisitada pelos fãs com a mesma reverência devotada a Elvis. Se o além-túmulo existir, é reconfortante pensar que Lisa, com lágrimas nos olhos, reencontrará o seu querido papai em um forte e demorado abraço 45 anos depois. Descanse em paz Lisa! Solidonio, 17 de janeiro de 2023 (colaborador do almostelvis.jp)

Referências: https://www.elvisinfonet.com/lisapresley_interview_larryking_05.html

https://www.express.co.uk/entertainment/music/1707541/elvis-presley-death-ex-girlfriend-lisa-marie-presley-lindathompson

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Você tem interesse em material físico de Elvis?
Sim seja cd,dvd,lp etc..
Não prefiro digital...
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (693 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página